Certificação

Certificações
Leed

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela Organização não governamental americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos (energia, água, etc.) atendidos por um edifício. É o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O aproveitamento sustentável de recursos naturais, como uso da energia solar, eólica, ventilação natural, entre outros, é apenas um dos quesitos para a certificação. Para ter essa certificação, o empreendimento também precisa ser economicamente viável (retorno aos empreendedores), socialmente justo e culturalmente aceito (contribuir para o crescimento de todas as pessoas envolvidas).

E esses quesitos são divididos nos seguintes grupos, para obter uma pontuação:

Sustainable Sites: Sustentabilidade da localização;

Water Efficiency: Eficiência no uso da água;

Energy & Atmosphere: Eficiência energética e cuidados com as emissões;

Materials & Resources: Otimização dos materiais e recursos naturais;

Indoor Environmental Quality: Qualidade ambiental no interior da edificação.

Innovation In Design: Uso de novas e inovadoras tecnologias;

Regional Priority: Edificações priorizam as preocupações ambientais regionais.

Selo Solar

Ao optar pelo uso de energia solar, o consumidor faz um investimento na saúde do seu bolso e na do planeta, reduzindo o consumo de eletricidade proveniente de fontes fósseis e o valor da conta de energia elétrica. Assim, nada mais justo do que reconhecer esse esforço. Foi pensando nisso que em 2012 foi criado o Selo Solar, uma iniciativa Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (IDEAL), com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da GIZ e KfW que concede certificação para empresas ou instituições públicas e privadas que utilizem a energia solar fotovoltaica como fonte de energia. Quem tem a certificação mostra que aposta em uma energia renovável e de baixo impacto para o meio ambiente, além de ajudar a promover essa causa.

Programa de Certificação de
Energia Renovável “REC Brazil”

O Programa de Certificação de Energia Renovável “REC Brazil” é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), e visa fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis e com alto desempenho em termos de sustentabilidade.